terça-feira, 14 de abril de 2009


Um pouco dos orixás
IANSÃ É a divindade dos ventos e das tempestades. É a terceira esposa de Xangô. Guerreira e Valente. Suas cores são o vermelho eo branco. Ora se apresenta com uma velha ora como uma jovem. Sua festa é dia 4 de dezembro. Seu dia é sexta feira. Corresponde a Santa Bárbara
NÃNÃ É a deusa da lama e do fundo dos rios. Associada à fertilidade, á doença e a morte, é a orixá mais velho de todas e por isso muito respeitada. Sua atitude costuma ser severa, mas é determinada naquilo que se propõe a fazer. Também costuma agir com rigor na hora de tomar decisões. Mas este orixá oferece segurança e jamais aceita uma traição.
OBALUAÊ Orixá que impõe respeito ou até medo, é o responsável pelas epidemias, segundo os mitos, como uma forma de castigos coletivos, é o médico dos pobres. Obaluaê ou Omulú mostra-se sombrio e terrível e, se não for cultuado corretamente pode se enfurecer, e enviar violentas moléstias.
OGUM Deus da guerra e da luta . Seu simbolo é a espada de ferro . Sua cor é o azul escuro Come bode e galo . Seu dia é Terça-feira . Corresponde a Santo Antonio na Bahia. É protetor dos militares e combatentes em geral.Depois de exu, Ogum é o orixá que este mais próximo dos homens. Um dos deuses do panteão africano mais cultuado no Brasil é geralmente invocado aqui como entidade de guerra. Na África, porém, acha-se também ligado ao ferro, a agricultura e a caça. Como guerreiro e ferreiro mostra-se violento, temperamental, capaz tanto da cólera mais terrível como da vida simples, não faz nenhuma questão do luxo e da comodidade.
OXALÁ É o pai de todos os orixás, o mais importante de todos. Seu dia da semana é sexta-feira. Corresponde ao Nosso Senhor do Bonfim! Pode ser representado de duas formas Oxaguiã (oxalá novo) e oxalufã (oxalá velho). O estereótipo a ele associado é o pai sábio e austero, que tem sob suas mãos todas as decisões sobre a vida dos que o cercam, ao mesmo tempo em que autoritário, é também sensível e compreensivo, pois sua força não se mostra usualmente através da violência, e sim pela capacidade de provar que esta certo através da argumentação! Destaca-se por sua inteligência e por seu forte poder de auxiliar as pessoas quando necessitam de algo. OXÓSSI Segundo as lendas Oxossi era filho de Yemanjá e Oxalá, estando fundamentalmente ligado à caça e aos animais selvagens. Com o irmão Ogum tinha em comum o gosto pela vida ao ar livre , o culto ao próprio individualismo e a determinação para qualquer combate , porém enquanto Ogum se sentia livre , enquanto trilhava as estradas em busca de novos reinos para conquistar . Oxossi preferia lutar sozinho contra as feras da floresta, providenciando alimento para a tribo
OXUM Oxum é a mãe da água doce ao orixá feminino que atua sobre o baixo ventre do corpo humano, miticamente, está associada á figura de uma mulher coquete e sensual, (porém mais moderada que Iansã). Apreciadora dos prazeres e de tudo que é belo e caro. É também, a senhora do ouro , seu estereótipo , é o das mulheres que querem subir na vida e , ao mesmo tempo , serem felizes em suas conquistas. Para elas, o conforto, o bom gosto e um toque aristocrático em tudo são essenciais. Suas qualidades são comparadas aos rios calmos (seu elemento), doces e tranqüilos na superfície, desconhecidos e potencialmente cheios de armadilhas no fundo.
XANGÔ É o deus das trovoadas, raios, chuvas e tempestades. O cágado e o caruru são suas comidas preferidas. Corresponde a São Jerônimo e São Pedro. É uma figura sólida, tanto por esse papel ( justiça) , tanto pelo elemento a ele associado : a pedra . Esta é a imagem a ele associada, onde também se destacam certa vaidade e elegância e uma grande força magnética dos que se sente que tem poder sobre os outros e geralmente alcançam o que querem. Deus do fogo, diz a tradição que foi rei de oyó , cidade da Nigéria . É viril, violento e justiceiro.
YEMANJÁ Também conhecida como: Rainha do Mar, Princesa de Aiocá, Inaê, Janaina, Oloxum, é a Senhora das águas salgadas. No sincretismo corresponde a Nossa Senhora da Conceição. É a esposa de Oxalá, mãe de todos os orixás, sua festa é dia 2 de fevereiro. Suas cores são o azul e o branco. Seu dia é Sábado, Gosta de comer cabra e milho branco. Por ser considerada a mãe de todos os orixás está sempre procurando dar ajuda aqueles que necessitam. Sensível e sensual é capaz de compreender o mal que aflinge o coração das pessoas, dando-lhes o conforto que necessitam. Algumas lendas contam que Yemanjá gerou pelo o menos 15 orixás.

Um comentário:

Sua PRESENÇA Aqui!